segunda-feira, 4 de junho de 2018

Bacalhau à Zé do Pipo



600gr de bacalhau, 600gr de batatas, 2 cebolas grandes, 2 dentes de alho, 4 colheres de sopa de azeite,1 dl de leite, 6 colheres sopa de maionese, azeitonas a gosto, pimentos, salsa picada, noz moscada,sal, pimenta e farinha para passar o bacalhau.

Ligue o forno a 200º graus. Seque o bacalhau com papel de cozinha, tempere com pimenta e reserve. 
Descasque as batatas, parta-as aos bocados e leve a cozer com sal. Descasque a cebola e os alhos e corte em fatias finas. Reduza as batatas a puré, e depois de cozidas junta o leite, a noz moscada e mexe bem. 
Aquece o azeite, passa o bacalhau pela farinha e deixa alourar dos 2 lados.
No azeite que ficou, aloura a cebola e os alhos.
Num pirex põe um pouco da cebolada, o bacalhau por cima e depois o resto da cebolada. Põe á volta o puré de batata ás colheradas, rega com a maionese e leva ao forno a dourar . Tira do forno e decora com azeitona e tiras de pimentos e salsa picada.

Se não quiser fritar o bacalhau pode coze-lo no leite e aproveitar este depois para o puré.

Se quiser fazer a maionese é assim: 

Num copo de plástico alto e estreito põe um ovo sem estar frio do frigorífico 200 ml de óleo de referencia de girassol 1 colher de chá mostarda outra de sumo de limão e sal. Encosta a varinha mágica ao fundo do copo liga-a e levanta-a lentamente se chegar ao cimo e notar óleo volta a repetir o processo.

Acompanha com salada


Sem comentários:

Enviar um comentário