sexta-feira, 26 de julho de 2013

Charlotte de Banana com Chocolate

Ingredientes:
300 g de chocolate negro barra
2 g de café solúvel (diluído com 2 colheres de água a ferver e 0,5 dl de rum)
2 gemas
4 claras
2 colheres de sopa de  açúcar
2 dl de natas para bater
200g de açúcar
0,5dl de rum
2 bananas
12 palitos de la reine


Parte 300 g de chocolate em pedaços pequenos. Leva ao lume a derreter em banho-maria, adicionando 2 g de café solúvel, previamente diluído com 2 colheres de água a ferver, e 0,5 dl de rum. Assim que estiver derretido, junta 2 gemas e mexa muito bem. Deixa arrefecer, mexendo de vez em quando.
Bate 4 claras em castelo, juntando 2 colheres de açúcar, e incorpora-as delicadamente no creme de chocolate arrefecido. Junta também 2 dl natas batidas e leva ao frigorífico.
Põe 200 g açúcar num tacho, junta 3 colheres de água fria e leva ao lume até derreter. Retira do lume e acrescenta 0,5 dl rum. Descasca 2 bananas, corta-as em rodelas e rega-as com o xarope de açúcar e rum, deixando marinar durante 15 min. Escorre as rodelas de banana e reserva.
Pincele, com o xarope onde as bananas estiveram a marinar, a parte plana de 12 “palitos la reine” e forre com eles a parede de uma forma alta e estreita, deixando a parte pincelada com o xarope voltada para o interior. Deite o creme no interior da forma alternando com rodelas de banana, e leve ao frigorífico para solidificar (cerca de 6/7 horas).
Na altura de servir desenforme sobre um prato e decore com rodelas de banana e 50g de chocolate raspado.

Sugestão do chef: pode-se utilizar outra fruta, como por exemplo pêssego, damasco ou morangos.





Sem comentários:

Enviar um comentário